A ablação da tireoide por radiofrequência é uma técnica minimamente invasiva na qual os médicos usam eletrodos de agulha, guiados por imagens de ultrassom, para atingir a área alvo, o nódulo tireoidiano, e destruí-lo com um gerador de radiofrequência.
A radiofrequência produz ondas de calor controladas que atingem apenas os nódulos da tireoide e regridem imediatamente. A ablação resulta no que chamamos de "necrose de coagulação", um nódulo que se parece com gelatina e depois é reabsorvido em alguns meses.
O procedimento evita cirurgias agressivas, não deixa cicatrizes e ainda permite que os pacientes retornem à vida normal cerca de 48 horas após a ablação.
A ablação da tireoide é indicada principalmente para tratar nódulos tireoidianos benignos. Em casos malignos, a ablação pode ser eficaz para nódulos de até um centímetro de acordo com avaliação médica.
Nem todos os nódulos da tireoide requerem tratamento. Como são em sua maioria benignos e assintomáticos, geralmente são detectados durante o exame de outros problemas no pescoço, mas não requerem nenhuma intervenção especial.
Mas, em alguns casos, os nódulos podem afetar a qualidade de vida do paciente, mesmo que sejam benignos. Uma tireoide excessivamente aumentada ou parte da tireoide, pode interferir na respiração devido ao aumento da pressão nas vias aéreas e também pode interferir na deglutição (capacidade de engolir) porque o nódulo pressiona o esôfago, responsável por mover o alimento da boca ao estômago.
Os principais benefícios da ablação da tireoide tem a ver com a forma como o procedimento é realizado. O procedimento é feito de forma minimamente invasiva, excluindo o paciente de uma série de riscos e desconfortos associados aos procedimentos tradicionais.
Diferentemente da cirurgia tradicional da tireoide, a ablação por radiofrequência é realizada sob anestesia local com ou sem sedação leve, não requer internação hospitalar (os pacientes vão para casa em média duas horas após a cirurgia), não requer incisão (abertura no pescoço) e, , em quase todos os casos, a função da glândula tireóide é mantida.
Além desses benefícios, os pacientes têm:
O médico especialista em ablação de tireoide em SP e região é o Dr. Antônio Rahal, médico radiologista intervencionista. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento.
MAIS DO QUE UM ATENDIMENTO, MAIS DO QUE UM PROCEDIMENTO OU UM TRATAMENTO, UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA!
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Antônio Rahal.