Dr. Antônio Rahal - Médico radiologista especializado em tireoide
Como diminuir o nódulo na tireoide?

Para diminuir o nódulo na tireoide o paciente pode ser submetido ao procedimento de ablação de tireoide, uma técnica minimamente invasiva que necrosa o nódulo através de uma agulha geradora de calor. Com a ablação, o nódulo diminui gradativamente até que seja absorvido pelo organismo.
A ablação da tireoide por radiofrequência é uma técnica minimamente invasiva na qual os médicos usam eletrodos de agulha, guiados por imagens de ultrassom, para atingir a área alvo, o nódulo tireoidiano, e destruí-lo com um gerador de radiofrequência.
A radiofrequência produz ondas de calor controladas que atingem apenas os nódulos da tireoide e regridem imediatamente. A ablação resulta no que chamamos de "necrose de coagulação", um nódulo que se parece com gelatina e depois é reabsorvido em alguns meses.
O procedimento evita cirurgias agressivas, não deixa cicatrizes e ainda permite que os pacientes retornem à vida normal cerca de 48 horas após a ablação.
Quando a ablação de tireoide é indicada?

A ablação da tireoide é indicada principalmente para tratar nódulos tireoidianos benignos. Em casos malignos, a ablação pode ser eficaz para nódulos de até um centímetro de acordo com avaliação médica.
Nem todos os nódulos da tireoide requerem tratamento. Como são em sua maioria benignos e assintomáticos, geralmente são detectados durante o exame de outros problemas no pescoço, mas não requerem nenhuma intervenção especial.
Mas, em alguns casos, os nódulos podem afetar a qualidade de vida do paciente, mesmo que sejam benignos. Uma tireoide excessivamente aumentada ou parte da tireoide, pode interferir na respiração devido ao aumento da pressão nas vias aéreas e também pode interferir na deglutição (capacidade de engolir) porque o nódulo pressiona o esôfago, responsável por mover o alimento da boca ao estômago.
Quais os benefícios da ablação de tireoide?

Os principais benefícios da ablação da tireoide tem a ver com a forma como o procedimento é realizado. O procedimento é feito de forma minimamente invasiva, excluindo o paciente de uma série de riscos e desconfortos associados aos procedimentos tradicionais.
Diferentemente da cirurgia tradicional da tireoide, a ablação por radiofrequência é realizada sob anestesia local com ou sem sedação leve, não requer internação hospitalar (os pacientes vão para casa em média duas horas após a cirurgia), não requer incisão (abertura no pescoço) e, , em quase todos os casos, a função da glândula tireóide é mantida.
Além desses benefícios, os pacientes têm:
- Abandono de medicação contínua;
- Não deixa marcas e/ou cicatrizes;
- Recuperação precoce;
- Altas taxas de sucesso.
Especialista em ablação de tireoide
O médico especialista em ablação de tireoide em SP e região é o Dr. Antônio Rahal, médico radiologista intervencionista. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento.