O tratamento dos nódulos benignos da tireoide sem cirurgia, ablação de tireoide por radiofrequência, é uma técnica menos invasiva que a cirurgia, que permite que os pacientes se recuperem mais rapidamente e tenham melhor qualidade de vida.
O procedimento é realizado em consultório ou sala de ultrassom e não requer o uso de anestesia geral. Diferentemente da cirurgia para retirada da glândula tireoide (tireoidectomia), na ablação, o cirurgião insere uma agulha fina no nódulo, guiada por equipamento de ultrassom.
Uma vez conectada ao dispositivo de radiofrequência, a agulha coagula (necrosa) o nódulo, um processo que faz com que o nódulo diminua significativamente de tamanho dentro de 6 meses. Com base nas imagens de ultrassom, o cirurgião pode entender com precisão a estrutura do nódulo, evitando que áreas saudáveis da glândula tireoide sejam afetadas.
A ablação da tireoide é principalmente indicada para tratar nódulos benignos. No casos malignos, com base na avaliação médica, a ablação pode ser eficaz em casos de até um centímetro de comprimento.
Os nódulos podem afetar a qualidade de vida de um paciente, mesmo que sejam benignos. Um aumento excessivo da tireóide ou de parte da tireoide pode interferir na respiração devido ao aumento da pressão na traqueia, e também pode interferir na deglutição (capacidade de engolir), porque os nódulos podem comprimir o esôfago, que é responsável transporte dos alimentos da boca do esôfago à boca, ao estômago.
Os principais benefícios da ablação da tireoide estão relacionados com a forma que o procedimento é realizado. Por ser um método minimamente invasivo, evita uma série de riscos e desconforto ao paciente associados à cirurgia convencional.
Diferentemente da cirurgia tradicional da tireoide, a ablação por radiofrequência é realizada sob anestesia local, com ou sem sedação leve, não requer internação (em média duas horas após a cirurgia e os pacientes vão para casa) e não requer incisão (uma abertura no pescoço) . Além disso, a função tireoidiana é mantida em quase todos os casos.
Além de aproveitar os benefícios do método de realização, os pacientes ainda deixam de usar regularmente medicação de rotina, não ficam com cicatrizes, possuem recuperação precoce com altas taxas de sucesso.
A cirurgia para tireoide é necessária em casos de suspeita ou confirmação de malignidade (câncer) no nódulo presente na tireoide ou quando o nódulo tem mais de quatro centímetros.
Além disso, quando o nódulo provoca sintomas, geralmente devido ao tamanho, como dificuldade de engolir e dificuldade de respirar, que são chamados de sintomas compressivos, também há indicação do procedimento cirúrgico.
Vale ressaltar que cada paciente deve receber uma avaliação médica individual, que indique o melhor método de tratamento possível para o seu caso.
O médico para tratar nódulo na tireoide em SP sem cirurgia com o método da ablação de tireoide é o Dr. Antônio Rahal, médico radiologista intervencionista. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento.
MAIS DO QUE UM ATENDIMENTO, MAIS DO QUE UM PROCEDIMENTO OU UM TRATAMENTO, UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA!
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Antônio Rahal.