A ablação da tireoide por radiofrequência é uma técnica minimamente invasiva na qual os médicos usam eletrodos semelhantes a agulhas guiados por imagens de ultrassom para alcançar os nódulos da tireoide na área-alvo para tratá-lo por meio da radiofrequência.
A frequência de rádio cria uma onda de calor controlada que atinge apenas o nódulo da tireoide, preservando os tecidos próximos. A ablação resulta no que chamamos de "necrose coagulativa", um nódulo diminui gradativamente de tamanho, até que possa ser absorvido pelo organismo.O procedimento é capaz de reduzir o volume do nódulo em 90% em 12 meses.
O procedimento evita cirurgias agressivas, não deixa cicatrizes e ainda permite que o paciente volte à vida normal cerca de 48 horas após a ablação.
A ablação da tireoide é recomendada para pacientes com nódulos benignos. Em casos de nódulos malignos com até 1cm o paciente pode ser avaliado e a ablação indicada. No entanto, alguns fatores específicos indicam a recomendação da realização, como:
É importante ressaltar que, mesmo com os problemas citados, é imprescindível a marcação de uma consulta com um especialista para garantir a necessidade de realização do procedimento.
As principais vantagens da ablação de tireoide estão relacionadas a forma como o procedimento é realizado, sendo os principais:
Os cuidados após a ablação da tireoide são simples, mas devem ser seguidos para conforto do paciente e aumento da taxa de eficiência do procedimento. Recomenda-se pequeno repouso que seja feito juntamente com a aplicação de compressas de água fria ou gelo, para diminuir o inchaço causado pelo procedimento.
O médico para ablação de tireoide em SP é o Dr. Antônio Rahal, médico radiologista intervencionista. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento.
MAIS DO QUE UM ATENDIMENTO, MAIS DO QUE UM PROCEDIMENTO OU UM TRATAMENTO, UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA!
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Antônio Rahal.