Dr. Antônio Rahal - Médico radiologista especializado em tireoide
Médico para exame de tireoide

O médico para exame de tireoide é o endocrinologista, cirurgião de cabeça e pescoço e o radiologista intervencionista. Estes profissionais estão aptos para solicitarem o exame, bem como avaliarem os resultados, indicando o melhor tratamento para cada caso.
O exame de tireoide (TSH) é o responsável por avaliar eventuais problemas na tireoide dos pacientes.
A função da tireoide no organismo humano é auxiliar órgãos como coração, cérebro, fígado e rins e produzir hormônios como T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que ajudam no controle do metabolismo.
Se não houver controle, o nível é desregulado, afetando o corpo de diversas maneiras negativas, como problemas no peso, memória, crescimento, desenvolvimento, humor e concentração da pessoa, afetando o corpo de diversas maneiras negativas.
Para que serve o exame de tireoide?

O exame de tireoide serve para analisar as alterações presentes na tireoide. Por meio dessa avaliação é possível verificar se o paciente está com hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
O exame também é responsável por mostrar as possíveis causas desse tipo de irregularidade e se os tratamentos estão dando resultado.
Para isso, normalmente são realizados o TSH e T4 livre:
- Exame de TSH: serve para analisar como está a tireoide no sangue e avaliar se o hormônio está em excesso, causando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo. É considerado o exame inicial para a identificação das doenças que acometem a tireoide;
- Exame de T4: este exame avalia a quantidade de T4 total e T4 livre, ou seja, é uma análise complementar do exame de TSH.
Qual a diferença entre hipotireoidismo e hipertireoidismo?

A diferença é que o hipotireoidismo acontece quando a tireoide produz mais hormônios do que deveria.
Já o hipotireoidismo ocorre ao contrário, quando a tireoide produz menos hormônio que o necessário.
Nos adultos, a doença de Hashimoto é a causa mais comum do hipotireodismo, e também há casos em que o hipotireoidismo está presente nas pessoas desde o nascimento, ou seja, quando a tireoide não se desenvolveu de maneira adequada.
Como funciona o exame de tireoide no laboratório?

O exame de tireoide feito no laboratório não exige nenhum tipo de preparo. O paciente apenas precisa informar no dia da realização se faz uso contínuo de alguma medicação e, no casos das mulheres, é necessário informar se toma anticoncepcional ou se está grávida.
Não existe nenhuma contraindicação para fazer o exame e a coleta é rápida, em torno de 5 a 10 minutos, o paciente já é liberado para a casa.
É recomendado que o exame seja feito de forma periódica, no entanto somente o médico pode definir o tempo ideal para retorno, uma vez que ele é quem irá avaliar o resultado e as complicações já existentes.
O médico que indica este tipo de exame é o endocrinologista, cirurgião de cabeça e pescoço e o radiologista intervencionista. Ambos podem recomendar, analisar os resultados e indicar o melhor tratamento para cada caso.
Médico para exame de tireoide
Para agendar uma consulta com o médico para exame de tireoide, o Dr. Antônio Rahal, radiologista intervencionista, basta entrar em contato pelo WhatsApp.