Os nódulos na tireoide, na maioria das vezes, são assintomáticos, porém há situações em que pacientes apresentam sintomas como: dor, dificuldade na hora de engolir alimentos, pressão cervical e tosse. Um fato importante a ser considerado é que um nódulo não é câncer. O nódulo acontece quando há um crescimento anormal em um tecido ou órgão do corpo. Eles são divididos em benigno ou maligno, e na maioria das vezes é benigno.
Quando há prejuízo ao bem estar, o médico pode recomendar a ablação de tireoide como tratamento. Esse é um procedimento considerado simples e de fácil recuperação. O procedimento é feito no consultório e com aplicação, apenas, de anestesia local. O tratamento para retirada do nódulo de tireoide tem um baixo índice de complicações e altas taxas de sucesso. A recuperação é rápida e em poucos dias o paciente pode voltar às atividades normais.
Um nódulo não some de forma natural com o tempo; no máximo, ele pode deixar de crescer. O crescimento destes nódulos ocorrem de forma muita lenta e eles podem se manter no mesmo tamanho durante anos seguidos.
E para diminuir é necessário uma intervenção. Não há diminuição de forma rápida mesmo após a sessão de ablação de tireoide. O decréscimo pode ser notado de seis meses a um ano. Geralmente perde 90% de tamanho após um ano, mas nos casos em que ele não diminui ou fica estável e segue atrapalhando o bom estar do paciente se faz necessária uma nova sessão de ablação.
É importante lembrar que a sessão não retira a glândula tireoide, ela altera apenas o nódulo. Por isso, não se faz necessária a reposição hormonal, como em outros tipos de tratamento.
O tamanho de um nódulo de tireoide considerado grande é quando atinge mais de acima de 3 a 4 cm, e mesmo os localizados na traqueia podem causar sintomas mesmo em tamanho normal. E esse tamanho normal da tireoide depende da idade, sexo e peso da pessoa.
As mulheres têm tireoides que variam entre 10 e 15 mL, e homens entre 12 e 18 mL. Volumes de tireoide maiores podem ser considerados como bócio. Qualquer mudança corporal provocada pelo tamanho do nódulo precisa de investigação e diagnóstico correto para que seja feito o melhor tratamento.
O médico para ablação de tireoide em SP e região é o Dr. Antônio Rahal, médico radiologista intervencionista. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento.
MAIS DO QUE UM ATENDIMENTO, MAIS DO QUE UM PROCEDIMENTO OU UM TRATAMENTO, UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA!
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Antônio Rahal.