Esse método é conhecido como regime ambulatorial. Como a ablação de nódulos de tireoide não é um processo invasivo que visa tratar a tireoide sem que se faça uma cirurgia aberta pode ser feita nesses espaços hospitalares. A maioria das Ablações por radiofrequência são feitas em regime ambulatorial. E esse procedimento não depende de uma internação hospitalar, por isso não precisa ser realizado em um hospital.
Mas em situações em que o paciente tenha alguma comorbidade como obesidade, diabete e problema de coração, o médico pode pedir para que a intervenção seja feita em um hospital, pois assim, terá mais recursos para acompanhar a pessoa caso ocorra algum problema ou dificuldade que para ser sanada dependa de um equipamento que só tenha nesses espaços. Após a ablação de tireoide começar a ser autorizada no Brasil, quem passa por esse tipo de tratamento pode obter o uso de anestesia local e o tratamento é feito diretamente no nódulo, sem nenhum tipo de alteração no funcionamento da glândula.
O médico que faz ablação de tireoide é o radiologista intervencionista e o cirurgião de cabeça e pescoço . Somente após o diagnóstico de um profissional o paciente tem autorização para esse tratamento. A ablação de tireoide é um procedimento realizado para tratar com segurança o nódulo na tireoide que apresenta mais de 1 centímetro de diâmetro. Na maioria das vezes, esses nódulos não são cancerosos.
Entretanto, os nódulos mesmo sendo benignos podem trazer problemas para saúde e sintomas como a dificuldade para respirar e engolir, por exemplo, assim como um incômodo estético.
A ablação de tireoide é indicada nos casos em que o paciente possua nódulos benignos de tireóide. Isso porque os malignos podem exigir que se faça uma retirada da glândula. Já na ablação, ocorre a destruição das células dos nódulos através do uso de calor e não a glândula não é alterada. O procedimento é simples e pode ser feito em poucas horas. O paciente consegue receber alta no mesmo dia e dependerá de um breve repouso até o retorno das atividades normais.
Não existe um limite e a quantidade depende da necessidade de cada caso. A resposta a ablação da tireoide não é imediata, e os nódulos diminuem de forma devagar até desaparecerem por completo. O tempo esperado para que seja absorvido de forma natural pelo organismo é de 6 meses a um ano.
Por esse motivo, várias sessões são recomendadas até que o nódulo diminua para um tamanho que não cause transtornos para o bem-estar do paciente.
A tireoide faz o controle da produção de hormônios no organismo e, se houver alguma alteração no seu funcionamento, a qualidade de vida é prejudicada. E os nódulos podem causar problemas como hipotireoidismo (trabalho da tireoide além do que é preciso) e hipertireoidismo (trabalho abaixo do necessário). Em qualquer situação é preciso cuidado e diagnóstico médico.
O médico especialista em ablação de tireoide em SP é o Dr. Antônio Rahal, médico credenciado na técnica no Brasil. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento.
MAIS DO QUE UM ATENDIMENTO, MAIS DO QUE UM PROCEDIMENTO OU UM TRATAMENTO, UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA!
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Antônio Rahal.