A tireóide é uma glândula em forma de borboleta na base da frente do pescoço que produz hormônios que ajudam a regular o metabolismo.
Os nódulos da tireoide são alterações estruturais na glândula que podem ser sólidas, císticas (contendo líquido) ou mistas (contendo líquido) se presentes como lesões arredondadas. Os nódulos na tireoide podem aparecer sozinhos ou em múltiplos.
Além disso, seu crescimento está ligado aos hormônios produzidos pela própria glândula.
Pode acontecer que alguns desses nódulos funcionem de forma independente e começarem a produzir hormônios em grandes quantidades, causando os sintomas do hipertireoidismo.
À medida que se tornam visíveis, aumentados ou palpáveis, os nódulos podem apresentar sintoma como:
Nódulos que produzem hormônios em excesso também podem apresentar sintomas de hipertireoidismo, como:
As causas dos nódulos na tireoide não são totalmente conhecidas. Em geral, eles podem surgir quando já há casos em membros da família, sendo comum os especialistas solicitarem exames, visto que a maioria dos casos iniciais é assintomático.
Outras possíveis causas para a formação dos nódulos tireoidianos estão alguns fatores de risco como:
O diagnóstico de nódulo na tireoide é iniciado com o exame físico de palpação da tireoide cervical. No entanto, para confirmar com precisão a apresentação clínica, alguns testes são necessários.
Dependendo dos resultados, uma biópsia pode ser necessária. Durante este procedimento, uma amostra é retirada do nódulo para avaliar se o mesmo é benigno ou maligno.
O tratamento do nódulo de tireoide é feito de acordo com o tipo de nódulo. Em casos de nódulos benignos o principal método de tratamento é a ablação de tireoide, procedimento minimamente invasivo realizado através de uma agulha geradora de calor que necrosa o nódulo, resultando em sua diminuição frequente até que seja possível o organismo absorvê-lo.
Em casos malignos o tratamento mais utilizado são os tratamentos quimioterápicos.
A cirurgia para nódulo na tireoide pode ser realizada em ambos os casos, como falha no tratamento de ablação e quimioterápico.
Para iniciar o tratamento ou investigação do quadro é necessário agendar uma consulta com o médico para tratar tireoide em SP e região.
MAIS DO QUE UM ATENDIMENTO, MAIS DO QUE UM PROCEDIMENTO OU UM TRATAMENTO, UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA!
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Antônio Rahal.