Os nódulos da tireoide são pequenas protuberâncias constituídas por uma massa que geralmente benignas, que aparecem no pescoço e não são motivo de preocupação ou tratamento invasivos.
A maioria dos nódulos da tireoide não causa sintomas e é reconhecida apenas pelo tato, devido ao crescimento e aparecimento de um pequeno caroço no pescoço. No entanto, em alguns casos, os nódulos da tireoide podem causar os seguintes sintomas:
Ao notar esses sintomas, recomenda-se procurar um médico especializado para avaliar o caso com precisão por meio de exames, para que tratamentos eficazes sejam indicados.
O diagnóstico de nódulo de tireoide é feito por pelo médico em um exame físico por palpação do pescoço. Uma vez identificados, são solicitados exames laboratoriais, como TSH, T3, T4, anti-TPO e calcitonina, e exames de imagem pelo radiologista intervencionista, como ultrassonografia e cintilografia de tireoide.
Dependendo dos resultados dos exames solicitados, o médico pode solicitar uma biópsia, neste caso é feito uma aspiração por agulha fina (PAAF), na qual uma pequena amostra do nódulo é retirada e enviada a um laboratório para análise e confirmação como benigno ou maligno.
Os tratamentos para nódulos na tireoide são ablação da tireoide, cirurgia de excisão e terapia com iodo radioativo.
A ablação da tireoide é um procedimento minimamente invasivo que preserva o tecido glandular e produz hormônios. Dessa forma, podem ser evitadas cicatrizes cirúrgicas e o uso de medicamentos para regular a função da tireoide. O procedimento funciona com uma agulha aquecida que necrosa o nódulo.
A cirurgia da tireoide geralmente é reservada para nódulos suspeitos ou malignos, mas também para nódulos benignos de tamanho que interferem na respiração ou causam dor e dificuldade para engolir. O procedimento é feito sob uma incisão onde o nódulo e a glândula (se necessário) são removidos.
A terapia com iodo-131 é administrada por via oral, cápsula ou líquido. Assim, além da radiação beta, ela também pode emitir raios gama para o corpo, semelhantes aos usados em raios-X e cintilografia. A dose administrada deve ser determinada pelo médico com base nos estudos de imagem do paciente.
Este procedimento é frequentemente usado para eliminar as células malignas que podem permanecer após a remoção do nódulo ou para impedi-las de produzir hormônios.
O médico para tratar nódulo na tireoide em São Paulo e região é o Dr. Antônio Rahal, radiologista intervencionista. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento.
MAIS DO QUE UM ATENDIMENTO, MAIS DO QUE UM PROCEDIMENTO OU UM TRATAMENTO, UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA!
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Antônio Rahal.