Dr. Antônio Rahal - Médico radiologista especializado em tireoide
Qual o tratamento para nódulo benigno na tireoide?

O tratamento para nódulo benigno na tireóide pode ser feito por meio da cirurgia tradicional ou através da ablação de tireóide, técnica minimamente invasiva sem necessidade de cortes ou cicatrizes.
Para tratar o nódulo benigno na tireóide atualmente, existem duas linhas de tratamento. Para casos onde há alterações hormonais, é necessário o tratamento medicamentoso.
Já quando existem nódulos que podem ou não afetar a função tireoidiana, é imprescindível investigar as causas. Para isso, as punções aspirativas por agulha fina ou por agulha mais grossa, guiada por ultrassonografia servem como diagnósticos.
Nos casos onde não houver malignidade, não é necessário a intervenção cirúrgica, caso o paciente não apresente sintomas. Se ele dispor de problemas de deglutição, respiração ou mesmo questões estéticas, abre-se a discussão sobre um possível tratamento.
O paciente pode ser submetido ao tratamento com cirurgia ou ao procedimento minimamente agressivo sem cortes ou cicatrizes.
Conhecida como ablação de tireoide, esse tipo de técnica se apresenta como alternativa e permite a preservação da glândula, sem a necessidade de reposição hormonal.
Como funciona a ablação de tireoide?

A ablação de tireoide funciona como alternativa à cirurgia tradicional. Trata-se de um procedimento bem menos invasivo e com ausência de cortes ou cicatrizes.
A técnica é realizada por meio de uma agulha específica que queima o nódulo por meio das onde de calor que emite, reduzindo-o de maneira que o organismo consiga absorvê-lo.
O procedimento pode ser realizado diretamente na sala de ultrassonografia destinada à prática intervencionista e o tratamento é monitorado em tempo real com o aparelho de ultrassom.
A anestesia aplicada é apenas local, ou sedação leve, que permite que o paciente fale durante o procedimento e com isso, é possível também avaliar a inervação vocal durante a eliminação do nódulo.
Quais são os sinais de nódulo benigno na tireoide?

Grande parte dos nódulos benignos na tireoide não causam nenhum tipo de sintoma e só são identificados pela manifestação de um caroço na região do pescoço. No entanto, em alguns casos, os nódulos tireoidianos podem provocar sintomas como:
- Dores na garganta;
- Dificuldade para engolir ou respirar;
- Inchaço no pescoço;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Rouquidão ou perda total da voz;
- Tremores e nervosismo.
Quando existe a suspeita de presença de nódulos na tireoide, é recomendado consultar um médico especializado para a realização de exames e indicação do melhor tratamento.
Tratamentos para nódulos benignos na tireoide
Para agendar uma consulta com o radiologista que realiza tratamentos para nódulos benignos na tireoide, o Dr. Antônio Rahal, radiologista intervencionista, basta entrar em contato pelo WhatsApp.